Carta do editor
Gato preto (com iPhone) na neve
A capa e a contracapa desta edição da serrote foram desenhadas especialmente por Jorge Colombo, um artista português radicado em Nova York há duas décadas. Ele foi à praia de Coney Island (tema do ensaio de Guilherme Wisnik e Heloisa Lupinacci, p. 130) no início de fevereiro. Vestido de preto, como sempre faz, e tremendo de frio por causa do rigoroso inverno setentrional, ele, com o dedo em seu iPhone, usando o aplicativo Brushes, fez as ilustrações da capa e da contracapa deste número. ¶ Jorge Colombo desenha para a revista The New Yorker desde 1994. A primeira capa que fez para aquela publicação usando o iPhone, na porta do museu de cera de Madame Tussaud, em maio de 2009, teve repercussão mundial (foi escolhida pela revista Time como a segunda capa de revista mais bonita daquele ano). Além de desenhar, Jorge Colombo é também fotógrafo. Recentemente, realizou uma exposição de fotografias na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, baseada na obra de Álvaro de Campos, um dos heterônimos do poeta português. ¶ Em e-mail aos editores da serrote, Jorge Colombo fez uma revelação interessante para nós, brasileiros. A primeira referência que ele teve da revista The New Yorker, ainda adolescente e vivendo em Portugal, foi no livro
Gato preto em campo de neve, de Erico Verissimo, relato da viagem de três meses pelos EUA feita em 1941 pelo escritor gaúcho, como parte de um dos programas da política de Boa Vizinhança. Colombo diz que leu e releu o livro tantas vezes “que até perdi o meu exemplar de vista”. Os editores desta quadrimensal já providenciaram um novo exemplar para ele.
Paulo Roberto Pires